14 de nov. de 2010

Vem aí a Edição especial de aniversário. Aguarde!


Fotos: Divulgação Rede Globo/CGCOM





Ana Maria Braga pede licença e entra em sua casa todas as manhãs. Papo de amiga, de comadre. Aquela conversa de copa e cozinha que temos apenas com os mais próximos.
Essa intimidade tão natural, tão leve, imprime nessa paulista, de São João da Barra, uma forma ímpar de conduzir um programa de televisão que é sucesso de audiência há mais de uma década.
O programa Mais Você, da Rede Globo, é muito mais do que um formato de entretenimento para a dona de casa, é uma revista eletrônica, rica, variada e informativa.
Ana Maria Braga é show woman, brilha, sem ser “estrela”. É gente como a gente, de fé, de muito trabalho e total paixão pela família. Nada mais brasileiro. O seu talento é reconhecido aqui e lá fora. No último dia 21, recebeu a medalha de Mérito Turístico no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro.


Revista Util: Conta pra gente um pouco sobre esse prêmio.
Ana Maria Braga: Fiquei muito lisonjeada com o prêmio. Há 10 anos, tenho ido quase que anualmente a Portugal, e a cada viagem sempre tenho uma recepção maravilhosa do povo português. Recomendo uma viagem a essa terra maravilhosa e tão acolhedora como Portugal.


Revista Util: Você já recebeu muitos prêmios ao longo de sua carreira. Tem algum que considera mais especial?
Ana Maria Braga: Recebi muitos prêmios, e todos eles têm muita importância dentro do contexto pelos quais eu fui agraciada.


“Sou grata e agradeço
todos os dias
por tudo o que conquistei.”

Revista Util: A sua história de vida é rica. Sempre trabalhou muito. Estudou, é bióloga, e para custear outro curso, foi trabalhar na extinta TV Tupi, acabou descobrindo um novo caminho e foi cursar jornalismo. Foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril. Longe das telas da televisão por mais de dez anos, voltou em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o programa "Note e Anote", na Rede Record. Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guinness Book de maior permanência no ar. Em 1999, ingressou na Globo, ao lado do delicioso Louro José. Você é uma vencedora graças à sua energia, ao seu suor e à sua dedicação e competência nessa trajetória. Mas poderíamos dizer que tem a mão de Deus nessa caminhada? É uma missão estar perto de tanta gente e levar apoio para tantos?
Ana Maria Braga: Tenho certeza de que Deus não tira os olhos de mim. Sou grata e agradeço todos os dias por tudo o que conquistei, tanto no campo profissional como na minha vida pessoal – meus filhos, minha netinha, que nasce no ano que vem, minha família, meus amigos.


Revista Util: Você venceu uma doença grave e é símbolo para muitos que passam pela mesma dor e angústia. Qual a maior lição que tirou desse momento?
Ana Maria Braga: Que a gente não deve desistir nunca de lutar. Que por mais que doa, que gente sofra, não devemos nunca desistir. Devemos ter sempre pensamento positivo e acreditar que podemos vencer a doença.


Revista Util: Você tem dois filhos, a Mariana e o Pedro. Como é essa relação familiar? São seus parceiros de jornada?
Ana Maria Braga: Eles são filhos incríveis, são meus parceiros, meus fãs – assim como sou deles. Nossa relação é muito intensa, nos amamos muito.


Revista Util: Você adora a culinária, e em especial a italiana. Como é comer bem e manter a forma, uma dificuldade para a maioria das mulheres?
Ana Maria Braga: Eu, em particular, procuro me alimentar corretamente no dia a dia, mas claro que também me furto ao prazer de me sentar à mesa e apreciar um bom prato, um pouco mais calórico. Tenho uma genética privilegiada, mas me exercito diariamente.


Revista Util: Ano passado, você lançou uma coletânea com as 100 melhores receitas que fazem parte da mesa de sua casa, que ganhou o nome de "Mais Você – Dez Anos". Foi difícil selecionar as receitas? Conte-nos como foi esse processo. E qual é a sua receita predileta no livro?
Ana Maria Braga: Foi um trabalho de mais de um ano, junto com uma equipe muito entusiasmada como eu em produzir um livro que pudesse resumir 10 anos de muitas receitas maravilhosas. O trabalho foi árduo, pois além de ser dificílimo escolher 100 receitas num espaço grande de tempo, tivemos que selecionar fotos e mais fotos para ilustrar esse livro. Foi um prazer imenso vê-lo pronto. A receita de que eu mais gosto... são as 100, cada uma com sua particularidade.


Revista Util: Final do ano chegando, Natal, Réveillon, o que gostaria de dizer para quem lê você agora?
Ana Maria Braga: Que 2010 tenha sido um lindo ano, e que 2011 chegue sob a luz da paz, do amor, da saúde e da esperança.