13 de jan. de 2010

CRÔNICA | Edição 09

Urgência!
Eu frequento esse mundo há 50 anos. Devo ter frequentado outros, mas vamos nos ater a esse. Se o ponto de partida desse olhar para o vivido, tantas imagens em esbarro, e vejo os risos que ecoam pelos cantos da casa.
Existem alguns sentimentos que arrebatam nos de tal forma, que falta o ar, falta o chão, falta quase tudo. Instala-se uma urgência, no mais amplo significado da palavra. Ah, palavra, verbo, expressão, fica tudo tão vago, tão confuso, sem significado.
Mas esse turbilhão de emoções impulsiona, me faz querer transmutar ou ter, me tira da inércia, me obriga um seguir em frente, apenas pelo desejo do regozijo.
Fecho os olhos e me pergunto: o que pode ser mais urgente que a saudade?
Saudade: Sentimento mais ou menos melancólico de
ausência, ligado pela memória uma Situações de
privação da presença de alguém ou de algo,
de afastamento de um lugar ou de uma coisa,
Ou a ausência de Certas e experiências
DETERMINADOS prazeres já vividos e
Considerados pela pessoa em causa
desejável bem como um ".

A definição técnica do dicionário está longe de traduzir essa pressão no peito que te faz desejar, que te lança ao objeto dessa urgência. Muitas vezes, o Desejado já vive em outra esfera, não está mais entre nós. E para abrandar essa saudade, o recolhimento, a oração, das lembranças eo prazer. E é aí que somos imortais. E o que foi bom, sempre será doce.
E quando essa mesma urgência residem no outro lado da rua, mas o que separa é muito mais do que uma partida? E quando não o recordar é viver, sofrer mas? Aí, registre, respire, se olhe no espelho e perceba o quanto você também sente saudade de você mesmo, sua leveza da, do seu sorriso, da sua alegria. E uma urgência ganha outra cara, ea mais saudade tons pastéis. E você levanta, e sai às ruas com você, a sua melhor companhia, e descobre que o outro é apenas reflexo do seu olhar, não para Criou que si mesmo. E você segue em paz.


Para quem não sabe,
30 de Janeiro E
O Dia da Saudade.