31 de jan. de 2011

O outro lado carioca


Por Tereza Dalmacio
FOTO THIAGO ESTEVES
e MARCELO SYAD

“Rio, gosto de você, gosto de quem gosta deste céu, deste mar, desta gente feliz.” Nada mais inspirador, poético e real do que a letra da música “Valsa de uma cidade”, de Ismael Netto e Antônio Maria, com relação ao Rio de Janeiro.
A cidade é hino à paixão e ao prazer. Serras, montanhas, mata, mar, uma gente alegre, de corpo dourado e muito alto astral. A cidade é linda, mas não é apenas poesia açucarada. Abriga também versos duros – que esfolam, fazem chorar – de um povo que não foge à luta.
O mundo leu estas linhas bem recentemente. A luta pela paz, o NÃO à bandidagem, o grito de uma população calada e amedrontada tornou outro hino, tão belo e inspirador.
E se você vem ao Rio de Janeiro pela primeira vez, expanda a sua visão, abra o leque e mapeie a cidade como um todo.
Não deixe de subir o Cristo Redentor, o nosso maior cartão postal, mas conheça também a Igreja Nossa Senhora da Penha de França, a bela Igreja da Penha. Santuário católico localizado na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha. Cenário do conflito armado entre a Polícia e bandidos, que neste episódio, foi o pano de fundo da eterna briga entre o bem e o mal. E sobre o olhar imponente dessa construção com 382 degraus, que hoje é símbolo da luta de um povo sofrido e guerreiro, o Rio de Janeiro começou a virar a página, em busca de uma cidade mais segura para o seu cidadão e seus visitantes.




“...transite, se mexa, abra os olhos,
se deslumbre, de norte a sul,
passando pela zona oeste, o
Rio de Janeiro vai surpreender você”.

Mas independente de toda simbologia, a vista panorâmica é de tirar o fôlego. De lá se avista o Galeão, o centro da cidade, o Pão de Açúcar, o Fundão e, claro, o palco da luta armada, do final de 2010.
E se falamos da vista da cidade, do Cristo Redentor, o que se revela é o maior cartão postal do mundo.
Portanto, transite, se mexa, abra os olhos, se deslumbre, de norte a sul, passando pela zona oeste, o Rio de Janeiro vai surpreender você.
O Rio de fama internacional. Barra da Tijuca, Ipanema, Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque Nacional da Tijuca, a maior reserva natural urbana do Brasil, atrações que a cidade oferece. Mas tem muito mais para quem busca lazer e muita diversão.
As praias, que são um convite e lançam moda para o Brasil e para o mundo. Aqui circula um povo bonito, antenado, espirituoso, com uma forma de viver bem especial. O jeito carioca não agrada a todos, mas conquista muitos.
O Rio de Janeiro, que será arena das maiores competições do mundo: Copa Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Milhões de dólares estão sendo investidos em infraestrutura e segurança. Se já éramos uma vitrine, agora somos janela. Todo mundo olha, todo mundo observa. Dizem até que o Rio dará um salto de 40 anos em 5.
O Rio de Janeiro, que como diz a canção, a cidade desta gente feliz. Agora, bem mais feliz.



Valsa de Uma Cidade
(Ismael Netto e Antônio Maria)
Vento do mar e o meu rosto no sol a queimar, queimar
Calçada cheia de gente a passar e a me ver passar
Rio de Janeiro, gosto de você
Gosto de quem gosta
Deste céu, deste mar, desta gente feliz
Bem que eu quis escrever um poema de amor
E o amor estava em tudo o que vi
Em tudo quanto eu amei
E no poema que eu fiz
Tinha alguém mais feliz que eu
O meu amor
Que não me quis