11 de jul. de 2009

Carlinhos de Jesus, dançando conforme a música


Tereza Dalmacio


Ritmo. Gingado. Com certeza essas duas palavras fazem parte da natureza do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus.
É impossível falar ou pensar nele sem fazer uma ligação direta com a dança, com a arte, com a música. No salão ou na avenida, o seu trabalho rompeu fronteiras e conquistou o Brasil e o mundo. Carioca da gema, nascido no bairro de Marechal Hermes e criado em Cavalcante, ele é símbolo da dança de salão no país.
Currículo extenso e simpatia maior
ainda, atualmente, é diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus. Vamos conhecer um pouco mais dessa figura bonita, ícone da dança
nacional e um homem que dança conforme a música, em todos os sentidos.
___________________________

Revista de Bordo: Vamos começar pela Casa de Dança. Como é esse projeto que já conquistou muita gente e que realiza espetáculos de sucesso de bilheteria como “Aquarela”, “Isto é Brasil” e “Pé na estrada”? É um sonho realizado?
Carlinhos de Jesus: Sim, é um grande sonho realizado. Sempre imaginei a dança de salão como espetáculo, queria levá-la para os palcos.

RB: Você é um grande defensor do estilo que o samba, o bolero, o suingue e a salsa invocam em nome da cultura latina. É uma proposta da Casa de Samba Carlinhos de Jesus manter vivo todos esses estilos?
Carlinhos de Jesus: Sim, principalmente os ritmos brasileiros. Nas nossas reuniões pedagógicas, que acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 13h, discutimos muito a forma de manter vivo o nosso estilo, sem prejuízo às nossas características e tradições. Claro que a dança modernizou, não podemos perder isto de vista, mas também jamais podemos perder os movimentos que representam a nossa identidade, a nossa cultura.

RB: Agenda cheia? Tournée pelo Brasil? Conta pra gente onde o Brasil encontra Carlinhos de Jesus?
Carlinhos de Jesus: Hoje faço tanta coisa extra, espetáculos e aulas, que me deixam com a agenda cheia de compromissos. Tournée pelo Brasil só com patrocínio, que se encontra "parado" no momento. Estamos aguardando os acontecimentos, a definição desta crise que está afetando agudamente a arte no Brasil. Temos viajado pelo Brasil para eventos fechados de empresas e esperamos, em breve, sair pelo país com o nosso novo espetáculo. Se Deus quiser!!

RB: A Casa de Dança oferece audição para bolsista. Uma forma de descobrir novos talentos e dar oportunidade para muitos jovens. Todo mundo pode participar?
Carlinhos de Jesus: Para participar da seleção de bolsistas tem que ser jovem, carente, estudante e que queira ter, na dança, uma perspectiva. Nossos bolsistas participam de um programa de profissionalização, eles têm que ter como objetivo aprender o "ofício" e não somente dançar por diversão.

RB: Você é um homem preocupado com o social e abre espaço para os menos favorecidos. Fala um pouco desse trabalho?
Carlinhos de Jesus: Além do Programa de bolsas, estou sempre pronto a ajudar nos projetos e eventos nos quais acredito. Ontem mesmo, 05 de abril, no "sol quente," estava, graciosamente, na Quinta da Boa Vista para o Evento "Dia Mundial da Atividade Física", organizado pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de estimular a população a se exercitar, mostrando os benefícios da atividade física. Acho que, como formador de opinião, devo participar destas atividades.

RB: Na carreira, foram vários prêmios e homenagens, reconhecimento do público e dos colegas. Seu depoimento está gravado no projeto "Memória do Povo da Dança do Samba” no Museu da Imagem e do Som. Requisitado para preparação corporal de vários artistas nacionais e internacionais como: Jaqueline Bisset, Richard Dreyffuss, Jorge Perigorria, Elba Ramalho, Tânia Alves, Cristiane Torloni, Zezé Polessa, Milton Nascimento, Alexandre Pires (Só Pra Contrariar), Paulo José, Renato Aragão, Maurício Mattar, Lúcia Veríssimo, entre outros. É o único dançarino popular com participação especial no "Rock in Rio", 1991. O currículo é imenso e as conquistas maiores ainda. Mas o que mais toca o coração de Carlinhos de Jesus?
Carlinhos de Jesus: A vontade de vencer, a dedicação, a ética, o amor e a fidelidade.

RB: Vamos ao ping-pong?
A maior paixão, depois da dança? O “Lapa 40 graus Sinuca e Gafieira” - Lapa - Rio de Janeiro.
Uma saudade? Meus pais.
Um desejo? Organizar minha vida e, tirar férias com toda a minha família.
Um projeto? A Dança de Salão Brasileira como matéria no ensino fundamental.
O que o falta no Brasil? Bons Políticos.
E o que sobra? Impunidade.
Carlinho de Jesus por Carlinho de Jesus? Perfeccionista.
Uma mensagem para o nosso leitor? Dance muito, lhe fará muito bem!