9 de jun. de 2009

PERFIL: Paulo Zulu

Fotos: Tatiana Tehbein
Paulo Cezar Fahlbusch Pires, mais conhecido como Paulo Zulu. Carioca da gema, amante do mar, da natureza. Trocou o Rio de Janeiro por Floripa. Já desfilou nas passarelas do mundo, fez novelas globais, foi fotografado pelos grandes nomes da moda. Pai, marido, um homem realizado e de bem com a vida. Assim podemos definir um pouco desse modelo brasileiro que escolheu a simplicidade como companhia e a alimentação natural como filosofia de vida.

Tereza Dalmacio: Quarenta anos com corpinho e saúde de vinte. Qual o seu segredo?
Paulo Zulu: Alimentação e disciplina para manter uma vida saudável.
TD: Para você, a alimentação natural é o caminho para a vida plena?
Paulo Zulu: Com certeza!!
TD: Como o seu corpo reagiu à mudança alimentar? Há um período de desintoxicação? É difícil esta fase?
Paulo Zulu: Foi uma mudança gradativa, comecei a fazer opções alimentares mais saudáveis, aboli carne vermelha e de porco, não senti nenhuma diferença radical de imediato.
TD: Que conselho você daria para quem quer mudar hábitos, escolher uma forma mais saudável de viver?
Paulo Zulu: Reeducação alimentar e a prática de esportes nos trazem a garantia de uma qualidade de vida positiva.
TD: Você começou a ganhar a vida como surfista profissional por volta dos 16 anos, na década de 70. Depois, as passarelas. Conta um pouco da sua trajetória pra gente?
Paulo Zulu: Como surfista profissional, sempre estive na mídia, as revistas especializadas faziam matérias comigo. Peguei algumas fotos minhas e levei para um agente (Sérgio Mattos) que adorou e começou a me oferecer trabalhos no Rio e em São Paulo. Depois fui para Paris e então, comecei a trabalhar no exterior, por onde fiquei por 5 anos.
TD: Rio de Janeiro. Nova York. Paris. Grandes cidades, o sonho de consumo de muita gente. Mas você escolheu o sossego da praia da Guarda de Embaú. Como foi essa troca do glamour pela simplicidade?
Paulo Zulu: Eu sempre fui um cara simples. E tento levar a vida da forma mais sustentável possível.
TD: Surfista, modelo e ator. Quando e como foi a sua estréia na Globo?
Paulo Zulu: No auge do meu trabalho de modelo no Brasil, fiz umas duas ou três participações em novelas, o resultado deve ter agradado a ponto de a emissora me convidar para representar um personagem. Isso foi em 1999/2000.
TD: O que mais gosta de fazer profissionalmente?
Paulo Zulu: Dentro de minha profissão, tudo.
TD: Você é casado com a também modelo, Cassiana Mallmann, tem dois filhos, Patrick e Derek. Com é o Paulo Zulu, pai?
Paulo Zulu: Um pai amigo, que se preocupa muito em definir bem os reais valores da vida para seus filhos, um pai apaixonado!

TD: Planos de aumentar a família?
Paulo Zulu: Não, dois filhos está bom.
TD: Já falamos do surfista, do modelo, do pai, e o Paulo Zulu empresário, dono de pousada ou é a Cassiana que administra o negócio?
Paulo Zulu: Os dois, eu administro as “roubadas” e ela administra a contabilidade e as burocracias.
TD: Qual a sua rotina?
Paulo Zulu: Quando não estou trabalhando, acordo cedo e vejo o mar, se tiver boas ondas, vou direto surfar, caso não tenha, faço outras coisas, corro, curto meus filhos, cuido da pousada, organizo meu barco de pesca...
TD: Para encerrar vamos fazer um ping pong rápido.
Esporte? Surf e jiu-jitsu.
Prazer? Estar no mar.
Uma paixão? Minha família.
Um sonho? Viver muito para curtir minha família ao máximo.
Um pensamento? Só o amor constrói.